A Campanha Fevereiro Roxo visa conscientizar a população para as doenças Alzheimer, lúpus e fibromialgia, para que sejam identificadas ainda na fase inicial, possibilitando o controle ou retardamento, oferecendo melhor qualidade de vida aos pacientes acometidos por estas patologias.
São doenças diferentes, mas que apresentam dois pontos em comum: são doenças crônicas e incuráveis.
Alzheimer - é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, além do comprometimento progressivo das atividades de vida diária. O primeiro sintoma, e o mais característico, é a perda de memória recente.
Lúpus - é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos como: pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. Os principais sintomas são: mancha vermelha no rosto em forma de asa de borboleta, manchas na pele que descamam e cicatrizam, feridas no canto da boca ou dentro do nariz, dor ou inchaço nas articulações, convulsões.
Fibromialgia - é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica, mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão e muitos pacientes queixam-se de alterações da concentração e de memória.