Com o passar dos anos o paladar passa por mudança. Esta mudança está ligada à redução dos receptores específicos para as percepções gustativas, o que acaba fazendo com que os idosos percam o apetite e consequentemente se alimentem menos, ou passem a buscar alimentos mais doces ou mais salgados, na tentativa de compensar a perda do paladar. Com isso, os idosos ficam mais propensos às doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo.
Na terceira idade a necessidade calórica dos idosos diminui, por outro lado a demanda por alguns nutrientes aumenta. Nesse contexto, a boa alimentação é crucial e os idosos podem manter o apetite em alta estando de olhos nos seguintes aspectos:
– É preciso manter a comida atraente. Aposte nas cores, na variedade e no aroma. Pratos mais coloridos e balanceados têm maior aceitação.
– Fique atento a problemas dentários e próteses mal adaptadas. Isso fará com que o idoso tenha dificuldade de engolir e mastigar, fazendo com que a rotina de alimentação seja desconfortável e desestimulante. Consequentemente o idoso perde o prazer de se alimentar.
– O uso de medicamentos também pode alterar o paladar, por isso só faça uso deles com acompanhamento médico.
– Ao invés de colocar mais sal na comida opte por acrescentar temperos naturais como alho, cebola, cheiro verde, orégano e manjericão, que realçam o sabor dos alimentos e não prejudicam a saúde.
Fontes: https://www.karinatimpani.com.br/ e https://j.pucsp.br/noticia