Hora de tirar as cobertas e as roupas de inverno do guarda-roupa, pois as temperaturas estão caindo.
Além do aquecimento do corpo, que é necessário nesta época do ano, algumas outras atitudes também devem ser incluídas no dia a dia principalmente dos idosos, para manter a saúde em alta, afinal as doenças respiratórias estão só esperando uma brecha para atacarem.
Naturalmente os idosos ficam mais frágeis no inverno, então é bom ligar o alerta, pois o período é propício para resfriado, gripe, otite, rinite, sinusite e pneumonia. É importante que os idosos estejam com as vacinas sempre em dia.
A hipotermia também é um risco para os idosos, que acontece quando a nossa temperatura fica abaixo de 35ºC e o corpo não consegue gerar calor. Sintomas como calafrios, pele fria e pálida, pulsação lenta, dificuldade na respiração merecem cuidados. O ideal é agasalhar e aquecer o idoso e levá-lo ao hospital.
Além disso, as consultas médicas dos idosos devem estar sempre em dia para controlar doenças como hipertensão, diabetes, entre outras que devem ser acompanhadas de perto pelo médico.
Também é importante evitar locais muito aglomerados e fechados, manter os ambientes sempre ventilados, ter uma alimentação saudável e balanceada, evitando o aumento de consumo de alimentos gordurosos, beber muita água e manter a pele bem hidratada com o uso de hidratantes.
Fonte: www.spdm.org.br