A tecnologia ajuda a prevenir o sentimento de solidão e abandono
O isolamento social pode ser muito mais difícil para os idosos do que para os mais jovens. Isso acontece porque na terceira idade existe certa tendência à diminuição das interações sociais e das amizades que, com o tempo, pode levar a problemas de autoestima, sentimentos de solidão e abandono, em alguns casos causando até mesmo depressão.
Nesse sentido, ensinar e encorajar os idosos a se conectarem utilizando smartphones, computadores e tablets, por exemplo, é uma ótima solução para matar a saudade diariamente, sem precisar sair de casa.
Melhora e auxilia na manutenção da saúde mental
Apesar de muito importante, mexer em computadores e manusear celulares vai muito além da interação social, podendo ser um grande aliado para a manutenção da saúde mental dos idosos, prevenindo ou retardando o surgimento de doenças como mal de Alzheimer e depressão.
Isso acontece porque, segundo neurologistas, utilizar a internet, aplicativos e aparelhos eletrônicos funciona como um exercício para o cérebro. O ato de aprender coisas novas – nesse caso, mexer em tecnologias – proporciona, também, bem-estar e melhoria significativa na qualidade de vida.
Referência da pesquisa: https://glo.bo/3j0abmS