A Fisioterapia para quem tem mais de 60 anos é uma especialidade que atua na prevenção, recuperação ou manutenção das funções motoras. Pode auxiliar pessoas com doenças como Acidente Vascular Cerebral (AVC), Parkinson, esclerose múltipla, pressão alta, Alzheimer e demências em geral, artrose, artrite, hérnia de disco, tendinites, bursites, fraturas, distúrbios do equilíbrio, quedas entre outras.
O fisioterapeuta especialista em idosos atua principalmente na preservação, restauração e manutenção da funcionalidade, autonomia e independência.
Os recursos utilizados nas intervenções com os idosos são diversos, vão desde caneleiras, halteres, bolas, circuitos de equilíbrio e coordenação, pistas visuais e sensoriais até recursos mais modernos como videogames, óculos 3D, tablets e jogos cognitivos específicos.
Idosos podem ser beneficiados por assistência fisioterápica em todas as fases do processo de envelhecimento. Mesmo aqueles que ainda são independentes têm a ganhar em qualidade de vida e na prevenção de incapacidades.
O envelhecimento é um processo natural, mas algumas patologias e condições podem ser evitadas ou minimizadas quando esse investimento é feito com o idoso ainda sem comorbidades.