Cuidar de um ente querido idoso em casa nem sempre é possível. As famílias estão cada vez menores, com as pessoas morando distantes umas das outras e todo mundo trabalhando fora.
Diante disso fica a dúvida: quem dará o suporte necessário para que os entes idosos continuem vivendo em suas casas de forma segura e com qualidade de vida? É importante pensar em todas as possibilidades, mesmo antes de ser necessário tomar uma decisão, até porque um idoso pode ser acometido de uma hora para a outra de alguma enfermidade que necessite cuidados constantes.
Algumas famílias optam por cuidadores formais em casa, porém encontrar e manter um serviço desta natureza está cada vez mais caro, pois nem sempre eles são capacitados e com a experiência necessária.
Uma ótima alternativa é transferir o cuidado que seu ente querido necessita à uma residência de longa permanência para idosos, especializada e muito bem preparada. Trata-se de um local com boas acomodações, com profissionais qualificados que integram equipes multidisciplinares com médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, musicoterapeutas, entre outros, e os hóspedes ainda têm o convívio social com os demais moradores.
Mas como preparar o seu parente para hospedá-lo em uma residência de longa permanência?
O primeiro passo é incluí-lo no processo de decisão. Pergunte ao seu familiar como e onde ele gostaria de ser cuidado caso adoeça ou se veja sem condições de cuidar de si mesmo.
Se o idoso estiver incapacitado de tomar uma decisão dessa importância, cabe à família decidir o melhor a se fazer para preservar a saúde dele.