A Terapia Ocupacional melhora a qualidade de vida de pessoas com mais de 60 anos
Postado por Vitativa | 19/07/2021
A Terapia Ocupacional é uma área que auxilia as pessoas a restabelecerem a sua independência, autonomia e qualidade de vida da melhor maneira possível, de acordo com as necessidades e adaptabilidade do indivíduo. Envolve aspecto mental, motor, social, ambiental, de lazer e trabalho.
Na terceira idade a Terapia Ocupacional é um tratamento bastante indicado, promovendo aos idosos atividades de participação na rotina, socialização, estimulação mental e adaptações para uma melhor qualidade de vida.
As Atividades de Vida Diária (AVD) do indivíduo são muito importantes para o trabalho da Terapia Ocupacional, desde as mais básicas como se alimentar, tomar banho, se vestir; como as Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD) consideradas mais complexas como dirigir, trabalhar, fazer compras, entre outras.
Entre os benefícios da Terapia Ocupacional para pessoas idosas estão:
- Enfrentamento dos desafios da vida diária, com a realização de atividades corriqueiras que podem se tornar difíceis.
- Mobilidade por meio de modificações no ambiente. A retirada de objetos e a colocação de barras em locais estratégicos ajudam no deslocamento.
- Promoção de saúde. As técnicas educacionais e os dispositivos utilizados durante a terapia promovem a longevidade, um estilo de vida mais saudável e uma percepção maior de qualidade de vida pelos idosos.
- Prevenção de acidentes e quedas. Como os ossos são mais frágeis uma pequena queda pode gerar uma fratura grave. A Terapia Ocupacional ensina o idoso a se manter ativo, conservar sua energia e várias técnicas e métodos para prevenir quedas.
- Estimulação e Reabilitação Cognitiva, promovendo por meio de estímulos externos novos circuitos cerebrais, melhorando e/ou recuperando habilidades cognitivas.