(16) 3441-2625      (16) 3237-7262 (Rib. Preto)      (16) 3402-7006 (Franca)    |    Nossas Unidades
Ribeirão Preto 1
Avenida Antônio Machado Sant'Anna, 1499
(16) 3441-2625
contato@vitativa.com.br
Ribeirão Preto 2
Rua Ayrton Roxo, 977
(16) 3441-2625
contato@vitativa.com.br
Franca
Rua Madre Rita, 1110
(16) 3402-7006
contato@vitativa.com.br
BLOG

10 passos importantes para a alimentação dos idosos

Postado por Vitativa  |  26/10/2021

Ter uma alimentação saudável é importante em qualquer idade e para todas as pessoas que buscam uma vida com mais saúde, mas os idosos necessitam de atenção especial.

Quem tem idoso em casa ou cuida de algum é importante observar se ele apresenta perda ou ganho excessivo de peso, em curto prazo, se tem algum comprometimento sensorial, como diminuição do paladar e saúde bucal ruim, problemas de mastigação e dificuldades de deglutição, ou alguma doença crônica que precise de cuidados especiais na alimentação.

Uma alimentação saudável com variedade de alimentos e em quantidades adequadas, baseada em alimentos frescos, geralmente fornece todos os nutrientes que os idosos precisam para manter sua saúde e nutrição.

Confira 10 passos importantes que vão ajudar na organização da alimentação:

1 - Planejar as refeições dos idosos contribui para a manutenção de uma rotina alimentar adequada e saudável. O planejamento das refeições deve começar nas compras.

2 – Manter a rotina alimentar dos idosos. O hábito de fazer as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) e a manutenção dos respectivos horários de cada uma delas.

3 - Dê preferência a alimentos que possuam carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, especialmente os cereais integrais. Quando combinados com o feijão ou outra leguminosa, eles são uma excelente fonte de proteína de qualidade.

4 - Frutas, verduras e legumes em todas as refeições. O consumo desses alimentos contribui para diminuir o risco de várias doenças, além de colaborar para o funcionamento adequado do intestino.

5 - Arroz e feijão no almoço e jantar. Use a criatividade para explorar as variedades de feijões disponíveis (preto, manteiga, carioquinha, verde, de corda, branco). Use ainda outros tipos de leguminosas, como soja, grão-de-bico, ervilha, lentilha ou fava.

6 - Carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados em pelo menos uma refeição.

7 - Consumir com moderação óleo, gordura, sal e açúcar.

8 - Cuidado com a hidratação. Fique atento ao consumo diário de água dos idosos, principalmente em dias quentes.

9 - Diga não aos produtos ultraprocessados, que possuem baixo valor nutricional, além de serem fontes de calorias excessivas.

10 - Fique atento aos rótulos e embalagens. É por meio deles que descobrimos se um alimento tem excesso de gordura, açúcar e sódio.

Fonte: https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/10-passos-da-alimentacao-saudavel-para-idosos-durante-a-pandemia

COMPARTILHAR
UNIDADE RIBEIRÃO 2
Rua Ayrton Roxo, 977
(16) 3237-7262
contato@vitativa.com.br
UNIDADE FRANCA
Rua Madre Rita, 1110
(16) 3402-7006
contato@vitativa.com.br
© 2022. Residencial Vitativa. Todos os direitos reservados. Opção Comunicação
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
CONTINUAR E FECHAR