Não é incomum pessoas da terceira idade terem baixa autoestima. Muitos pensam ter vivido o suficiente ou acreditam não serem mais uteis para nada, dificultando o processo do envelhecimento.
A fase idosa traz em sua bagagem muitas mudanças significativas na vida e o envelhecimento requer equilíbrio e, principalmente, uma boa autoestima para seguir. Manter a autoestima elevada é fundamental para o idoso preservar sua saúde e bem-estar.
Algumas dicas e atividades podem estimular e beneficiar o desenvolvimento da autoestima.
Estimular a vaidade - a vaidade pode ser estimulada de várias formas. Cuidar da aparência, juntamente com a higiene pessoal, é um passo fundamental para que a situação comece a mudar. Fazer um corte de cabelo, hidratar a pele e usar um perfume, são tarefas simples que fazem toda diferença.
Estimular a socialização - evitar o isolamento é fundamental para a autoconfiança do mais velho. Mesmo ele não apresentando interesse em se socializar, o contato com familiares e amigos é fundamental, pois ajuda o idoso a se sentir querido e amado.
Estimular atividades em grupo - muitos grupos de terceira idade se unem para, juntos, se beneficiarem nessa fase. Várias atividades como dançar, frequentar aulas de artes e artesanatos são exemplos de atividades em grupo. Além disso, viajar, namorar ou simplesmente ter atividades em grupos para somente conversar, ajuda na socialização. Com isso, os idosos adquirem mais autoconfiança, independência e a autoestima.
Estimular a prática de atividades físicas - exercer atividade física favorece não somente a saúde física, como também, a autoestima. Acontece que a atividade física libera hormônios que despertam alegria e satisfação. Essa satisfação faz com que o idoso se sinta mais saudável, independente e confiante.
Fonte: https://vivatecs.com/blog/posts/autoestima-na-terceira-idade/