(16) 3441-2625      (16) 3237-7262 (Rib. Preto)      (16) 3402-7006 (Franca)    |    Nossas Unidades
Ribeirão Preto 1
Avenida Antônio Machado Sant'Anna, 1499
(16) 3441-2625
contato@vitativa.com.br
Ribeirão Preto 2
Rua Ayrton Roxo, 977
(16) 3441-2625
contato@vitativa.com.br
Franca
Rua Madre Rita, 1110
(16) 3402-7006
contato@vitativa.com.br
BLOG

Como ativar o cérebro de idosos com jogos

Postado por Vitativa  |  26/10/2021

Na terceira idade não é raro que a capacidade cognitiva, que tanto desenvolvemos ao longo da vida, comece a mostrar sinais de declínio. Portanto, é preciso procurar novas maneiras de manter o cérebro ativo novamente e alguns jogos podem ser bem eficientes. Como por exemplo:

1. Jogos de memória - o exercício da memória de curto prazo é uma das maiores vantagens do jogo e também a dificuldade mais frequente para os idosos. Isso porque é muito comum que as pessoas da terceira idade se lembrem de fatos que ocorreram há mais de 20 anos, mas se esqueçam de acontecimentos recentes.

Jogos de memória também exercitam aspectos como: associação; atenção visual; percepção; criatividade; memória biográfica.

2. Jogo dos sete erros - nesse jogo o objetivo é comparar duas imagens que aparentemente são idênticas, mas trazem sete ou mais diferenças não tão fáceis de serem identificadas. A atividade parece simples, mas estimula características como concentração, percepção e análise. O cérebro é exercitado como um todo.

3. Palavras cruzadas - o jogo de palavras cruzadas é bem famoso entre as pessoas da terceira idade, pois tem um grande potencial de exercitar o cérebro e torná-lo mais ativo. Além de abrir a mente para novos aprendizados, o jogo de palavras cruzadas ativa a capacidade de raciocínio lógico, aumenta a atenção e estimula a memória, com a busca pelos conhecimentos adquiridos no decorrer da vida.

4. Quebra-cabeça – esse desafio estimula as funções cognitivas do cérebro, melhora a percepção visual, estimula o planejamento e favorece a memória biográfica. Vale lembrar que o nível de complexidade do jogo vai depender da capacidade cognitiva de cada idoso.

5. Mímica - nesse jogo o objetivo é tentar representar um filme, um animal ou até outra pessoa usando apenas o movimento do corpo, sem a fala. A atividade é muito estimulante para o idoso, pois impulsiona a criatividade, faz com que ele precise resgatar sua memória biográfica e exercita a capacidade de pensar, com a busca por soluções e respostas.

6. Jogos de cartas e dominó - bem populares entre os idosos, são jogos que ajudam na manutenção e no desenvolvimento cognitivo do cérebro. A atividade requer conhecimento das cartas e peças, o que estimula a busca por informações antigas no cérebro.

7. Adivinhação - os jogos de adivinhação têm vários formatos, mas o principal objetivo é sempre o mesmo: tentar deduzir a resposta proposta pelo grupo ou adversário. O jogo explora a memória, a criatividade e o trabalho em grupo. Além disso, é gerada uma enorme diversão entre a família, extremamente importante para a manutenção da saúde emocional do idoso.

8. Forca - esse jogo estimula a memória, ajuda o idoso a conhecer novas palavras e exercita sua capacidade de percepção.

9. Jogos de encaixe - encaixar peças parece algo muito simples, mas na terceira idade isso pode se tornar mais complicado, principalmente quando o idoso tem alguma dificuldade cognitiva. As peças trazem diversos níveis de dificuldades, desde os simples até os complexos, mas o recomendado é optar por aqueles mais básicos e evoluir com o passar do tempo.

Fonte: https://guardioesdevidas.com/15/06/2019/veja-9-dicas-de-jogos-indicados-para-estimular-os-idosos/

COMPARTILHAR
UNIDADE RIBEIRÃO 2
Rua Ayrton Roxo, 977
(16) 3237-7262
contato@vitativa.com.br
UNIDADE FRANCA
Rua Madre Rita, 1110
(16) 3402-7006
contato@vitativa.com.br
© 2022. Residencial Vitativa. Todos os direitos reservados. Opção Comunicação
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
CONTINUAR E FECHAR